Parcela sensível e importante da discussão médica sobre acessos vasculares, o paciente renal não poderia ficar de fora do FístulaTalks. E foi para ouvir essas pessoas que a sessão “Visão do Paciente”, a terceira do dia, recebeu Bel Machado, conhecida como Blogueira Renal.
No evento, Bel falou sobre sua experiência como renal crônica que vive com a mesma fístula há oito anos, a forma que encara a doença, como a hemodiálise mudou ao longo dos anos e sobre como se sente compartilhando a sua rotina com outros pacientes através das redes sociais.
“Sobreviver a uma máquina de hemodiálise é para fortes! Quando descobri a doença renal passei pelo luto, pelo choro, tive uma depressão e também tive de passar pelo preconceito com a fístula. Antes eu não estaria aqui, vestida com os braços expostos, eu andava com os braços cobertos. Hoje, a fístula faz parte da minha vida e passei a ver a máquina não como um inimigo, e sim como algo que me ajuda a continuar viva. Foi graças à diálise que vi o nascimento do meu neto”, relatou, emocionada.